COMUNICAÇÃO NOTÍCIAS ABREU ADVOGADOS

ASSOCIADO DA ABREU ADVOGADOS TREINOU EQUIPA VENCEDORA DO IV ARBITRATION PRE-MOOT DE MADRID

A equipa da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, constituída pelas alunas de Mestrado daquela universidade, Catarina Carreiro, Catarina Cerqueira e Carolina Roque, e treinada por Rute Alves, da PLMJ, e André Pereira da Fonseca, da equipa da Arbitragem Internacional da Abreu Advogados, venceu o IV Arbitration Pre-moot de Madrid ACMEY que se realizou nos dias 28 de Fevereiro e 1 de Março nos escritórios da Linklaters, Hogan Lovells, Allen & Overy e Cuatrecasas, em Madrid.

O apoio dos advogados Rute Alves e André Pereira da Fonseca à equipa nasce de um protocolo entre a Faculdade de Direito da Universidade Nova e a Associação Portuguesa de Arbitragem, sub 40. A equipa da Universidade Nova de Lisboa conquistou o 1.º lugar entre 16 equipas internacionais participantes, recebendo não só o prémio de “Melhor Equipa”, mas também de “Melhor Claimant”, tendo sido a primeira vez que uma universidade Portuguesa venceu uma competição internacional de arbitragem.

A competição faz parte da preparação para a 26.ª Edição do Willem C. Vis Moot que terá lugar em Viena, Áustria, em Abril deste ano, tendo consistido na simulação de várias audiências de julgamento, em processo arbitral, nas quais as várias equipas – de diferentes universidades do mundo – competiram umas contra as outras defendendo, em audiência, a sua posição numa arbitragem comercial ficcionada. Além desta fase de simulação de julgamento arbitral, a preparação de uma equipa para um moot court de arbitragem inclui a preparação de peças processuais e um estudo intensivo dos factos do caso e de Direito, designadamente de doutrina e jurisprudência internacionais”.